A redação é sempre algo que pode causar problemas na hora de realizar uma prova. Fazer uma boa redação que seja sucinta pode garantir uma nota alta de largada. A redação do ENEM, muitas vezes, é o principal critério de desempate entre candidatos. Separamos neste artigo 10 dicas para você fazer uma boa redação e garantir um resultado bom.

 

1 – Entenda o tema.

O tema de uma redação sempre é surpresa na hora da prova. Portanto é interessante estudar bastante conhecimentos gerais e se manter atualizado, para que a temática seja de seu conhecimento.

 

2 – Faça um texto enxuto

Não adianta enrolar, os avaliadores percebem bem quando um candidato não sabe falar sobre o que está escrevendo e está somente enrolando para preencher conteúdo.

 

3 – Tenha uma boa argumentação

Mostre que você entende do assunto e argumente bem sobre o que estiver escrevendo

 

4 – Não seja óbvio

Assim como no item 2, escrever coisas obvias acaba transparecendo que você não tem conhecimento sobre o assunto e está somente enrolando.

 

5 – Conclusão bem clara

A redação tem normalmente como objetivo chegar a uma conclusão. Então quando estiver finalizando, revise bem a sua conclusão. Veja se ela está clara e objetiva.

 

6 – Conheça os critérios de avaliação da banca

Em alguns casos a banca avaliadora tem critérios bem específicos. Então conhecer eles faz com que você tenha vantagem e consiga escrever da maneira que a banca espera

 

7 – Aprenda bem as regras gramaticais

Escrever de maneira errada pode tirar vários pontos de sua nota da redação. Estude bem o português e as regras gramaticais, como crase, porquês, concordância, etc.

 

8 – Faça rascunhos, e leia-os

Essa é uma dica já batida, mas vale lembrar: Faça rascunhos. Caso precise, escreva mais de uma vez a redação, pois assim você revisa os textos e suas ideias ficam cada vez mais claras.

 

9 – Leia textos anteriores

Estudar textos de outros candidatos ajuda a aprender como outras pessoas escrevem, podendo auxiliar na sua própria redação.

 

10 – Revise, revise, revise

Revise e leia o texto quantas vezes for necessário. As vezes, pelo cansaço da prova, deixamos passar alguns erros que podem acabar sendo prejudiciais.

Veja também outras publicações das categorias: